Linhas de ônibus

 

Auditório da Universidade Federal da Grande Dourados

Endereço: Rodovia Dourados - Itahum, km 12, Dourados/MS

Telefone: (67) 3411-3888

temp
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb

 

 

Município de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, Região Centro Oeste do Brasil

Fundada em 10 de maio de 1861, a Colônia Militar de Dourados, sob o comando de Antônio João Ribeiro, em um período de confrontos entre brasileiros e paraguaios,  a região tornou-se lendária.
No final do século XIX, vieram para Mato Grosso algumas famílias originárias dos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo em busca de novas terras no oeste do país. Dado o acentuado progresso verificado na região e pelas notícias sobre a fertilidade da terra, aluíram novos colonizadores em demanda da exploração dos extensos ervais nativos impulsionado pela ação da Companhia Mate Laranjeira S/A, que deteve o monopólio da exploração dos ervais em toda a região, entre os anos de 1882 e 1924, destacou-se também o desenvolvimento da cultura pastoril e da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entre 1904 a 1914.
Em 20 de dezembro de 1935, com áreas desmembradas do município de Ponta Porã, através do Decreto nº 30 do então Governador do Estado, Sr. Mário Corrêa da Costa foi criado o município de Dourados.
A colônia agrícola de Dourados, criada em 1943, com uma área de 50.000 hectares, reservado em 1923 para a colonização, passou a integrar Dourados pelo Decreto de elevação à categoria de município em 1935 atraindo para a região tantas levas de imigrantes brasileiros e estrangeiros, principalmente japoneses, que se dedicaram notadamente ao cultivo de café.
O município está inserido na região turística da “Grande Dourados”, composta pelos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.  A região está localizada no centro sul deMato Grosso do Sul, sua população representa 14% do total de habitantes do Estado. É considerado um dos pólos econômicos de Mato Grosso do Sul, por seu aspecto econômico baseado na agricultura, pecuária, indústria e comércio e também, pela sua infra-estrutura e serviços, possuindo parques urbanos, cinemas, teatros, museus, shopping e prédios históricos. Seu potencial turístico é percebido no segmento de eventos, negócios, lazer e agrotecnológico. 
          Sua localização está a 230 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, 270 km da cidade de Bonito e 120 km de Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero/Py.